Bem estar, saúde e qualidade de vida com Pilates

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Essas 3 palavrinhas mágicas são com certeza o desejo de todas nós, mas sabemos que não é fácil, não é mesmo? até porque os nossos dias estão cada vez mais curtos com tantas coisas pra fazer… estudo, trabalho, casa, filhos, e parece que não sobra nenhum tempinho pra cuidarmos de nós mesmas. Eu mesma sei bem como é rsrs. Como já sabemos, a prática de exercícios físicos aumenta a qualidade de vida e a sensação de bem estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o corpo. No meu caso, eu encontrei no pilates,  o equilíbrio perfeito entre corpo e mente. Pra quem não me conhece estou atualmente cursando o 5º ano de medicina, mas já sou formada em fisioterapia , e trabalhei por bastante tempo com o método Pilates, por isso, me sinto bem a vontade pra falar com vocês sobre este assunto.

Com o objetivo de fortalecer músculos e articulações e melhorar a flexibilidade do corpo, os exercícios de pilates proporcionam o alongamento e o fortalecimento do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento.

Ao contrário da ginástica convencional, o foco do pilates não está na quantidade, mas na qualidade da execução dos movimentos. Por isso, a concentração, precisão e controle dos movimentos são essenciais para alcançar resultados significativos. O pilates conta com mais de 500 exercícios que vão dos níveis básico ao avançado, e aos poucos os movimentos tornam-se cada vez mais complexos, conforme o praticante evolui na técnica.

Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas profissionais a pessoas sedentárias. Os exercícios do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta.

Dentre os diversos benefícios do pilates, um que considero super importante é  a melhora da autoestima, em que ao perceber sua evolução tanto na sua saúde física e mental, o aluno/paciente passa sentir-se mais confiante, menos ansioso, e até mesmo com sua libido aumentada. Outro benefício muito apreciado é a melhora da postura bem como das dores lombares, pois trabalha também com o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna.

Por poder ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente. Esses orientadores também precisam dedicar muita atenção, além de conhecer os limites e as necessidades de cada um de forma individualizada. Na hora de escolher o Pilates, informe-se se o profissional é da área da fisioterapia ou da educação física. Essa escolha deve ser feita de acordo com o objetivo do aluno/paciente. O fisioterapeuta tem o conhecimento necessário para tratar o paciente, enquanto o profissional de educação física, prepara o condicionamento físico.

Bem meus amores, esse é só o começo de uma série de posts sobre pilates que ainda irei postar. Continuem comigo aqui no blog, porque tenho certeza que vocês irão gostar!! Não deixem de escrever seus comentários e sugestões para os próximos posts.

Um beijo bem carinhoso pra todas vocês. ♥

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