Alimentos perfeitos para seus cabelos, peles e unhas!!

Olá Belas!!!     Vamos começar falando um pouco sobre alguns alimentos que vão ajudar a deixá-las ainda mais belas! Quem é que nunca ouviu falar que a beleza vem de dentro? Com certeza já ouvimos isso várias vezes, não é mesmo? Os alimentos são responsáveis, em grande parte, para que sua pele esteja sempre bonita e macia.

Os cabelos, unhas e pele são formados por vitaminas, minerais e proteínas. Na falta de algum desses nutrientes, o aspecto da pele ou do cabelo pode piorar e muito. Para ficarem sempre fortes e brilhantes, seus cabelos também precisam de proteínas, nutrientes importante na formação dos tecidos. Unhas quebradiças e lascadas também pode ser sinal de falta de vitaminas, sabia?

Sua saúde e beleza vai depender do que você come no dia-a-dia, por isso é hora de colocar mais beleza no seu prato. Saiba o que comer para se manter bela e saudável! Vamos lá !

Mamão e Cenoura

Fontes de vitamina A, esses alimentos alaranjados são importantíssimos para renovação das células e recuperação dos tecidos. Ricos em betacaroteno, os alimentos de cor laranja (cenoura, mamão, manga, abóbora) ajudam a manter a pele viçosa e aveludada.

Alimentos com Queratina

A queratina é responsável pelo fortalecimento e brilho. Entre outras funções, essa proteína dá aquele aspecto vistoso aos cabelos e à pele que tanto desejamos. É encontrada na carne branca, leite ou bebida de soja, peito de peru e queijo .

Maçã

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É ótima pra deixar sua pele bem lisinha, pois providencia fibras para seu intestino funcionar bem. Ainda contém vitaminas A e do complexo B, que ajudam na renovação celular — aquela troca de células da epiderme que acontece pelo menos uma vez por mês. Além disso, é ótima para saciar a fome. Uma boa dica é levá-la de lanche para o trabalho ou faculdade e comê-la com casca e tudo, todos os dias. A maça também ajuda a limpar os dentes e gengiva.

Alimentos com Selênio, Vitaminas C e E

Esses nutrientes têm função antioxidante, que protege as células da ação danosa dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento do organismo.

A vitamina C para o rosto ajuda a clarear manchas, cicatrizar feridas e ainda atenua rugas finas e de expressão, sendo  indicada principalmente para quem possui a pele oleosa devido às suas propriedades adstringentes. A vitamina C participa da formação do colágeno, uma proteína responsável pela firmeza da pele, e pode ser encontrada em frutas como laranja, goiaba e acerola, além dos vegetais crus de cor verde escuro.

A vitamina E é especialmente utilizada em tratamentos para a pele porque ajuda a combater o envelhecimento da pele. Está presente em óleos vegetais, no gérmen de trigo, nozes, sementes, grãos inteiros e nos vegetais de folhas verdes.

Já o selênio é um importante antioxidante que ajuda a prevenir o dano celular devido aos radicais livres, além de fortalecer o sistema imunológico. É facilmente encontrado nos pescados, cereais, carnes, ovos e principalmente na castanha-do-pará.

Melancia

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Refrescante e deliciosa, a fruta contém 95% de água, sais minerais e vitaminas. Por um lado, ajuda seu corpo a eliminar as toxinas, pois é diurética. Por outro, por conter muita água, é um excelente hidratante, inclusive da pele, que ficará super macia.

Alimentos com Colágeno

Para que seus cabelos e unhas cresçam saudáveis, são necessários diversos nutrientes. Entre eles o colágeno, presente na gelatina, que ajuda na cicatrização e regeneração dos tecidos e cabelos, deixando seus fios brilhantes e saudáveis.

Brócolis

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Suas unhas estão fracas, quebradiças ou esbranquiçadas? Isso pode ser sinal de que o organismo está carente de cálcio, zinco e magnésio. Para resolver o problema, abuse do brócolis ou couve-de-bruxelas, acompanhado de um bifinho magro e feijão com arroz. Aposte também em semente de abóbora e girassol,cenoura e beterraba para garantir a beleza das suas unhas.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B  são essenciais para quem sofre com a pele oleosa, pois regulam a produção das glândulas sebáceas. Elas são fundamentais para a saúde dos cabelos. Queda de fios, cabelos grisalhos ou muito ralos podem ser sintomas de baixos níveis destas vitaminas. As melhores fontes são os grãos, cereais e vegetais de cor verde escuro.

Alimentos com Zinco

É um importante mineral para a manutenção de uma pele saudável, pois é necessário para o processo de cicatrização e de produção de colágeno. Ajuda a controlar a quantidade de testosterona no organismo, que desempenha um papel dominante em causar acne. O zinco também estimula o crescimento de pêlos e a produção de células do sistema imunológico. É encontrado nas carnes, aves, frutos do mar, laticínios, feijão e lentilha.

Morango

morangos

Mais do que deliciosa, a fruta concentra nutrientes importantes para evitar o envelhecimento precoce da pele, como as antocianinas, o silício e principalmente muita vitamina C. Possui poucas calorias e é riquíssimo em antioxidantes. Além da vitamina C, essa fruta vermelhinha possui silício, manganês, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina K, nutrientes importantes para o funcionamento do organismo, pois controlam desde a produção de hormônios até o funcionamento do coração e do cérebro. Uma boa dica é usar a fruta no preparo de uma hidratação capilar caseira. Os resultados impressionam, proporcionando brilho e maciez para as suas madeixas. O morango também pode ser utilizado na confecção de máscaras faciais: basta adicioná-lo à mistura de iogurte e aveia. Com certeza a hidratação vai deixar sua pele mais macia e saudável.

Então é isso por hoje belas saudáveis, espero que tenham gostado e nos vemos no próximo post!

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